Em meio às várias expectativas para o concurso do Departamento do Trânsito de Alagoas (Detran-AL) , o órgão publicou um despacho no Diário Oficial do Estado solicitando mais uma vez a abertura de vagas para cargos efetivos. Há quase 20 anos sem concurso, o Detran-AL requer autorização para concurso desde junho deste ano.
Desta vez, o processo retornou ao Gabinete Civil, onde “solicita análise e manifestação da matéria em relação à s vedações eleitorais constantes na Lei Federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, e, em relação à s disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ao Gabinete Civil para adoção das providências cabÃveis. “
Como o último concurso foi publicado há mais de 17 anos, é possÃvel que as disciplinas e conteúdo programático do edital anterior seja uma referência defasada. Entretanto, é possÃvel utilizar como parâmetro os certames de departamentos de trânsito de outros estados nas disciplinas mais gerais, acrescidas com as normas de trânsito especÃficas de Alagoas.
Em comum entre os certames, há questões de LÃngua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática, Legislação, Legislação de Trânsito, Direito Administrativo, Gestão Pública, Educação para o Trânsito, Resoluções do Contran, Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros
Outros departamentos de trânsito
Diante da proximidade maior do concurso do Detran-AL, há ainda quem já esteja se preparando para vagas em outros departamentos. O Detran de São Paulo, por exemplo, já teve concurso autorizado pelo Governo do Estado, ofertando 575 vagas em cargos de nÃveis médio e superior. O edital deve sair em janeiro deste ano.
No EspÃrito Santo, foram autorizadas 94 vagas para analista (nÃvel superior) e assistente de trânsito (nÃvel médio). Por fim, no Pará, a banca organizadora, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), já foi definida em publicação no DOE. A expectativa é de que sejam ofertadas 100 vagas.